Publicidade

Artigos de saúde

Qual é o Melhor Para a Mulher, O Exercício Vigoroso ou as Caminhadas?

Até o momento, os dados relacionados ao papel das caminhadas , comparado ao papel do exercício físico vigoroso, na prevenção da doença cardíaca coronária permanece controverso; os dados específicos para o sexo feminino são ainda mais escassos.

A Dra. JoAnn Mason e colaboradores, da Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos, publicaram na última semana um estudo na revista New England Journal of Medicine, onde analizaram prospectivamente em relação a eventos coronários 72.488 enfermeiras, que tinham entre 40 e 65 anos de idade, no ano de 1986.

Ao serem inscritas no estudo, as participantes não tinham nem doença cardiovascular nem câncer, e completaram questionários detalhados consecutivos acerca de sua atividade física.

Durante um período de seguimento de 8 anos foram documentados 645 eventos coronários (fatais ou não) nas pacientes do estudo.

Nos resultados obtidos, observou-se uma associação inversa muito forte entre a atividade física e o risco de eventos coronários - à medida que a atividade física aumentava, diminuía o risco coronário das pacientes.

A caminhada a passos rápidos por 3 ou mais horas semanais se igualou ao exercício vigoroso na diminuição das doenças coronárias. Mulheres sedentárias que se tornaram ativas na metade da idade adulta, ou mais tardiamente, tiveram uma diminuição no risco de eventos coronário, se comparadas com aquelas que permaneceram sedentárias.

O estudo conclui que o exercício - caminhadas rápidas ou atividade física vigorosa - é associado com reduções significativas e semelhantes na incidência de eventos coronários entre as mulheres.

Fonte: N Engl J Med 1999;341:650-8

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: