Saúde e Nutrição
Um relatório da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostrou que, pela primeira vez, o número de crianças e adolescentes obesos ultrapassou o de desnutridos. O relatório “Alimentando o Lucro: como os Ambientes Alimentares Estão Falhando com as Crianças” é baseado em informações fornecidas por mais de 190 países, e destacou que tanto a obesidade quanto a desnutrição são duas doenças graves, afetando a imunidade e desenvolvimento.
Esses dados geram uma preocupação enorme, pois significa que, no futuro, essas crianças podem se tornar adultos doentes, com problemas cardiovasculares, de autoestima, diabetes e maior risco de cânceres e morte.
Então, o que fazer para prevenir isso?
Primeiro ponto: alimentação! Crianças precisam seguir uma alimentação rica em nutrientes, composta de alimentos in natura, frutas, verduras, legumes, laticínios, proteínas magras, etc. Claro que isso não impede que, em momentos especiais, ela não possa comer uma “besteira”, mas isso tem que ser “exceção” e não a regra.
O segundo ponto é a prática de atividades físicas. Crianças precisam se movimentar! Praticar uma atividade física orientada, como uma aula de esportes, ou até mesmo brincar, correr, e não ficar sentado em casa na frente do computador ou celular. Para os pais que não conseguem pagar por aulas do tipo, na maioria das cidades existem programas gratuitos de prefeituras e ONGs que oferecem para as crianças atividades, basta procurar um pouquinho.
E um ponto MUITO importante: criança precisa de exemplo! Não tem como querer que seu filho coma bem e pratique atividades físicas se você não faz isso. Lembre-se que você é o espelho do seu filho.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também