Saúde e Nutrição
Adorado por boa parte dos brasileiros, o café é uma bebida originária dos frutos do cafeeiro, originária da África, sendo já consumida por tribos africanas antigas para deixar os guerreiros mais fortes.
No Brasil, desde o século XVIII tentou-se cultivar o café, primeiro na região norte, o que não deu muito certo, e depois nas regiões nordeste e sudeste, tendo a planta se adaptado bem aos estados dessa última.
O café contém vitaminas B1, B2, B3 e B5, além de minerais como potássio, manganês e magnésio, fibras solúveis e antioxidantes. Ele pode ajudar a melhorar a memória, regular a circulação sanguínea, reduzir o colesterol, controlar o diabetes e a dar mais energia e disposição.
No entanto, é preciso ter cuidado com seu consumo em excesso, uma vez que o café é rico em cafeína, um estimulante do sistema nervoso central que, em pequenas quantidades, podem melhorar o estado de alerta e concentração, mas se consumido em excesso, pode causar ansiedade, perturbar o sono e acelerar os batimentos cardíacos.
Ah, mas estamos falando aqui de café puro, sem açúcar! Quando adoçado com açúcar, o café pode ser um perigo para quem é diabético, devendo essas pessoas optarem pelo adoçante. Quem não é diabético ou tem restrição ao açúcar e não gosta de café puro, pode sim adoçá-lo, mas se for com açúcar, lembre-se que moderação é a chave do sucesso, sempre.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também