Saúde e Nutrição

Cheiro da comida pode aumentar a fome

xxx

Quando você está com fome, o cheiro da comida pode fazer com que ela pareça mais apetitosa. Da mesma forma, se você estiver satisfeito, o mesmo cheiro pode não ser tão atrativo assim.

Esse processo ocorre devido à interação entre duas partes diferentes do cérebro, envolvendo o sentido do olfato e a motivação comportamental, é o que descobriu um novo estudo realizado na Northwestern University, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, este é um dos motivos pelos quais algumas pessoas não conseguem parar de comer, mesmo quando estão saciadas, o que pode contribuir para a obesidade.

Os resultados apontam que quanto mais fraca é a conexão entre essas áreas do cérebro, mais obesas as pessoas tendem a ser tornarem.

O estudo foi realizado através da análise de dados cerebrais obtidos através de exames de ressonância magnética coletados por um esforço maior para criar um mapa do cérebro humano. Os pesquisadores encontraram correlações com o IMC no circuito entre duas regiões do cérebro chamadas tubérculo olfatório e substância cinzenta periaquedutal.

O tubérculo olfativo está ligado ao sentido do olfato e ao sistema de recompensa do cérebro. Já a substância cinzenta periaquedutal contribui para motivar o comportamento em resposta a sentimentos negativos como dor e ameaça. Esta região também está potencialmente envolvida na supressão da alimentação.

Conexões cerebrais saudáveis como essa poderiam regular o comportamento alimentar, enviando mensagens dizendo à pessoa que comer não é bom quando ela está saciada. No entanto, as pessoas com circuitos fracos ou interrompidos que ligam estas áreas podem não receber estes sinais e podem continuar a comer mesmo quando não estão com fome.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios