Saúde e Nutrição

O que a cor do alimento diz sobre ele? Muito!

xxx

Lembra quando sua mãe dizia que seu prato tinha que ser colorido, para aproveitar diferentes nutrientes? Você podia achar até que era papo para fazer você comer frutas e verduras, mas a verdade é que quanto mais cores, mais nutrientes.

Um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que consumir cinco porções de vegetais e frutas por dia podem proporcionar uma vida mais longa.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 100 mil pessoas, que foram acompanhadas por 30 anos. Eles também revisaram 26 estudos baseados em informações colhidas entre 1,9 milhão de pessoas em 29 países.

Os resultados mostraram que a ingestão diária de cinco porções de frutas e vegetais estava associada a um risco 13% menor de morrer precocemente, além de 12% no risco de morte por doenças cardiovasculares, 10% por câncer e 35% por problemas respiratórios.

Então, vamos entender um pouco sobre o que cada cor significa?

O que dá a cor vermelha a alimentos como tomate, melancia, morango e acerola é uma substância chamada licopeno. Ela atua na prevenção de alguns tipos de cânceres, além de proteger a pele e os olhos.

Alimentos brancos, a exemplo da couve-flor, banana, inhame e cogumelos, são fonte de vitaminas do complexo B, que auxilia na formação de manutenção da saúde óssea, vitalidade muscular e do sistema nervoso.

Os alimentos escuros, puxados para tons de roxo, como uvas, beterrabas, jabuticaba e berinjela são importantes para a saúde dos rins, vernos, sistema digestivo e a manter a beleza da pele, pois ajudam no controle da inflamação.

Alimentos de cores amarelo e laranja, como mexerica, laranja, mamão, cenoura e milho, são fonte de betacaroteno, vitamina C e antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, a cuidar da visão e a manter a vitalidade do sistema nervoso.

Alimentos verdes, tanto as folhas como couve, espinafre e alface, quanto os vegetais como o brócolis e as frutas como o kiwi e o abacate atuam na desintoxicação do organismo. Eles também previnem a fadiga mental, auxiliam na produção das células vermelhas do sangue e no fortalecimento dos ossos e dentes.

Então, já sabe. Vamos incluir mais frutas, verduras e legumes no dia a dia, sempre tentando misturar as cores.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios