Saúde e Nutrição

Exagerei nas festas de fim de ano. O que fazer agora?

xxx

As festas de final de ano são marcadas pela abundância, tanto de comida quanto de bebidas. É comum que as pessoas saiam da linha nessas datas e consumam mais açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas do que o ideal. Claro que em um mundo perfeito conseguiríamos manter a dieta em todos os momentos, mas como isso não existe, não adianta nos culparmos.

O que podemos fazer então?

Antes de tudo, precisamos entender que esse passo fora da linha não é sinônimo para desistir. Pelo contrário, deve servir como um estímulo para voltarmos para o jogo. Nesse momento, devemos investir na hidratação, pois quanto mais líquidos consumirmos, mais rápido aquela sensação de inchaço vai embora. Chás são ótimas opções, pois além de hidratar, possuem outras propriedades que fazem bem para a saúde em geral. Escolha os diuréticos e antioxidantes, como o chá verde, a carqueja, a cavalinha e o hibisco.

É hora, também, de investir em alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, preferencialmente aquelas com alto teor de água e menor teor de carboidratos e com propriedades diuréticas, como melancia, melão, abacaxi, cenoura, pepino e tomate.
Vamos deixar de lado alimentos ultraprocessados, ricos em sal e açúcar. E, claro, não podemos deixar de fora a prática de atividades físicas, especialmente as aeróbicas, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, ativar o sistema linfático e eliminar os líquidos retidos.

Seguindo esses passos simples, rapidinho você consegue eliminar o inchaço e os quilinhos que ganhou nas festas de final de ano. E claro, nos acompanhe, pois teremos muitas coisas boas ao longo do ano para te ajudar a manter o foco!

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios