Saúde e Nutrição

Como não ter ressaca após as festas de réveillon?

xxx

Durante as festas da virada do ano é comum que muitas pessoas exagerem na bebida. Mas, no dia seguinte, vem aquela sensação desagradável chamada ressaca! Essa é um conjunto de sintomas causados pelo consumo excessivo de bebidas alcóolicas, que provocam desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alterações do sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool.

A ressaca pode causar dores de cabeça, enjoo, diarreia, cansaço, desidratação, dores no corpo, sensibilidade à luz e a sons altos, irritabilidade e hipoglicemia. Em casos graves, a pessoa pode desmaiar e até desenvolver um quadro chamado coma alcóolico.

O ideal é controlar a quantidade de bebida alcóolica que se ingere, mesmo porque o álcool é calórico, logo, não vá pensando que se você não comer nas festas, não vai engordar. Agora, para quem não abre mão daquela cervejinha, vinho, drink ou do espumante à meia noite, o segredo é beber MUITA água! Isso mesmo, água é o grande segredo para evitar - ou ao menos minimizar - os efeitos da ressaca.

Para cada copo de bebida alcóolica, tente tomar dois de água. Se não conseguir, tente pelo menos um copinho. Outra dica e se alimentar. Não se esqueça de comer durante a festa, pois beber em jejum aumenta a probabilidade hipoglicemia.

Aproveito para deixar a você que nos acompanhou ao longo deste ano um grande abraço! Te espero ano que vem para mais informações sobre alimentação e saúde!

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios