Saúde e Nutrição

Como lidar com o intestino preso?

xxx

Intestino preso é um problema que afeta muitas pessoas, inclusive o Geraldo Santana, que nos perguntou o que pode fazer para regular o intestino.

A prisão de ventre, por vezes conhecida como constipação, pode estar associada a doenças do cólon e reto, ser provocada por uso de medicamentos, alterações neurológicas e do metabolismo, ou, como ocorre com boa parte da população, devido à alimentação incorreta.

Uma dieta pobre em fibras e com baixa ingestão de líquidos pode tornar as fezes mais duras (ressecadas), dificultando a evacuação. Além disso, o sedentarismo também dificulta o trânsito intestinal, assim como não evacuar quando sentir vontade. Pessoas que "prendem" o cocô com frequência não respeitam o funcionamento do intestino, e esse respeito é fundamental para a saúde.

São sintomas de intestino preso a dificuldade e baixa frequência de evacuação (apenas uma ou duas vezes por semana); fezes ressecadas, muito duras e pouco volumosas; sensação de não ter evacuado tudo; desconforto, distensão ou inchaço abdominal; gases, mal-estar e problemas digestivos.

Descartados casos de doenças que exigem cuidados específicos, o tratamento do intestino preso envolve, em sua maioria, mudanças alimentares e de estilo de vida. Uma dieta rica em fibras, verduras e frutas, além de alimentos probióticos (iogurtes, kefir, kombucha), consumo de, no mínimo, 35ml de água por quilo corporal, e a prática regular de atividade física, é a combinação perfeita para manter um intestino saudável e funcionando corretamente!

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios