Saúde e Nutrição

Calor pede atenção redobrada à hidratação

xxx

A onda de calor intenso que se espalhou pelo Brasil na última semana faz com que tenhamos que redobrar a atenção à hidratação. Somados ao calor, temos ainda a baixa umidade do ar, o que pode impactar, principalmente, as pessoas mais vulneráveis, como aquelas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, além de crianças, diabéticos e gestantes.

O ideal é consumir, diariamente, 35 mililitros de água por quilo corporal. Para chegar a essa quantidade, devemos multiplicar nosso peso por 0,035. Por exemplo, uma pessoa que pesa 100 quilos deve fazer a seguinte conta: 100 x 0,035 = 3,5. Ou seja, essa pessoa precisa de 3,5 litros de água por dia.

Além da água, vale apostar na água de coco, sucos de frutas, nas próprias frutas in natura, como abacaxi, melancia, laranja e melão, além de isotônicos. Devemos, também, manter uma alimentação leve e rica em vegetais, evitando alimentos muito 'pesados', como doces e frituras.

A desidratação é perigosa para a saúde, e dependendo do grau, pode ocasionar perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e até resultar em morte. Seus sintomas vão além de sentir sede. Eles incluem urina escura, cansaço, pele ressecada, transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares, diarreia, além de poderem ocasionar prejuízos à função renal.

Associada ao aumento do consumo de líquidos, devemos adotar medidas de proteção, como manter o ambiente ventilado e umidificado (pode ser através de umidificadores, bacia com água ou toalha molhada), evitar se expor ao sol nos horários de pico e optar por praticar atividades físicas em horários em que o sol não esteja tão forte, aumentando a ingestão de líquidos durante sua realização.

Aos primeiros sinais de desidratação, é importante buscar uma unidade de saúde para passar por uma avaliação médica e receber os cuidados necessários para que o quadro não evolua e se complique.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios