Saúde e Nutrição

Sucupira: um santo remédio para o reumatismo

xxx

Você já ouviu falar de sucupira? Essa árvore nativa do Brasil é uma planta ornamental com flores em diferentes tons e sua madeira amplamente usada na construção civil, o que a colocou em risco de extinção. A árvore é considerada um fitoterápico, com suas sementes sendo popularmente usadas no tratamento de doenças reumáticas.

As sementes de sucupira têm propriedades medicinais analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a aliviar a dor e a inflamação no organismo, principalmente causadas por doenças reumáticas, como a gota.

Outros usos atribuídos à essa planta é o tratamento de escrofulose, úlceras, dermatoses, amigdalites, além de atuar como tônico para fraqueza geral. O chá feito de sua casca também é empregue para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Em pacientes oncológicos, o chá das sementes de sucupira pode aliviar as dores e desconforto constante provocado pela quimioterapia.

O consumo do chá pode ser diário, e as sementes devem ser quebradas antes de serem colocadas para ferver. Contudo, é possível encontrar a sucupira em forma de cápsulas, óleo, extrato da semente e tintura de sucupira, sendo a forma de consumo descrita na embalagem.

ATENÇÃO: o consumo da sucupira não é indicado para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos, e pessoas com problemas renais ou no fígado, assim como pessoas com câncer devem consultar um médico antes de começar a usá-la.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios