Saúde e Nutrição
Com a pandemia de Covid-19, e todas as consequências que ela trouxe, muitas pessoas desenvolveram problemas para dormir. Foi o que aconteceu com o José Pedro Barbosa, que quer saber se existem alimentos que podem ajudar a melhorar o sono.
Chás como melissa, camomila e mulungu são excelentes para ajudar a acalmar o corpo de melhorar o sono, assim como o suco do maracujá. Devemos, também, evitar comer alimentos pesados à noite, bem como fazer refeições muito tarde.
Deitar-se cedo também é importante, uma vez que entre as 19h e 22h temos a liberação da melatonina, o hormônio indutor do sono. Mas, não vale deitar-se cedo e ficar brincando no celular: estudos já mostraram que a luz emitida pelo aparelho atrapalha o sono. Por isso, o ideal é deixar o aparelho de lado pelo menos uma hora antes de deitar-se.
Por fim, procure criar uma rotina de sono. Deitar-se e acordar nos mesmos horários fazem com que o corpo se acostume, e assim, com o tempo, fique mais fácil de dormir.
Agora, se nada disse funcionar, o ideal é procurar ajuda médica, pois o sono é fundamental para manter uma vida saudável.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.
Veja também