Saúde e Nutrição

Oleaginosas: aliadas da saúde e da dieta!

xxx

As oleaginosas são vegetais e sementes, ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, as chamadas gorduras boas, além de fibras, vitaminas e minerais. Fáceis de serem carregadas e consumidas, além de uma ampla variedade disponível no mercado, as oleaginosas se tornaram aliadas de uma alimentação saudável.

Elas podem ser consumidas in natura, torradas, uma por vez, todas misturadas, junto com frutas e iogurtes, enfim, como a imaginação permitir. Só não vale comê-las na forma doce heim, como em balas, doces, tortas, cremes, etc.

Apesar de fáceis de levar na bolsa e comer, é preciso cuidado ao conservar as castanhas: opte por potes herméticos e ambientes frescos, assim você mantém suas castanhas frescas e crocantes por mais tempo, além de evitar a formação de mofo e oxidação de nutrientes.

Abaixo deixamos uma lista das oleaginosas mais consumidas no Brasil e seus benefícios para a saúde.

ATENÇÃO! Oleaginosas são altamente calóricas. Então, consuma com moderação!

Amêndoas: ricas em cálcio, fósforo, magnésio, vitamina E e arginina. Auxiliam na circulação e saúde cardiovascular, combatendo o excesso de radicais livres no organismo.

Amendoim: rico em vitaminas E e do complexo B, folato, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio, além gorduras insaturadas, especialmente ômegas 9 e 6. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, tem ação antioxidante e ajuda no controle do colesterol.

Avelãs: rica em ômega-9, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de aumentar o tempo de saciedade.

Castanha de caju: rica em fósforo, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B e triptofano, além de gorduras monoinsaturadas - gorduras boas que atuam diminuindo o colesterol ruim e aumentando os níveis do colesterol bom. Ela ajuda na prevenção da osteoporose e na formação da serotonina, um hormônio responsável pela sensação de relaxamento e felicidade.

Castanha do Pará: também conhecida como castanha do Brasil, é riquíssima em selênio, o que faz com que seu consumo tenha que ser moderado. Na quantidade correta, o selênio ajuda na produção dos hormônios da tireoide e melhora o sistema imunológico, mas em grandes quantidades pode falta de ar, febre, náuseas e mau funcionamento do fígado, rins e coração.

Nozes: contêm gorduras poli-insaturadas, que atuam no combate ao mau colesterol (LDL), além de glutamina e vitamina E, antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento.

Pistache: é rico em vitaminas E e do complexo B, carotenos, ácidos graxos e fibras. Tem função antioxidante, atuando contra o envelhecimento precoce, além de beneficiar a saúde cardiovascular e ajudar no controle o diabetes e colesterol.

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios