Saúde e Nutrição

Iogurte: um alimento cheio de benefícios

xxx

 
O iogurte é um alimento milenar que acredita-se ter sido descoberto acidentalmente há cerca de 4 mil anos na região dos Bálcãs, no sudeste da Europa. Segundo histórias difundidas na região, tribos nômades percorriam o território que hoje é a Bulgária carregando leite em sacos feitos com peles de animais. Por ser um ambiente propício para a proliferação de bactérias, o leite armazenado acabou fermentando, criando o iogurte.

Em 1904, Stamen Grigorov, um cientista búlgaro, identificou a bactéria lactobacillus bulgaricus, que era a responsável por fazer o leite fermentar, transformando-o em iogurte. Antigamente, o iogurte era feito com diferentes tipos de leite, como de búfala ou ovelha. Com a industrialização, passou-se a usar o leite de vaca, por ser obtido em maior quantidade, além de se usarem outros tipos de bactérias para fermentação.

O iogurte traz vários benefícios para a saúde, ajudando na melhora do funcionamento do intestino, fortalecendo ossos, músculos e dentes, além de melhorar a saúde dos sistemas nervoso e imunológico. É fonte de proteínas, além de ser rico em vitaminas C, D e do complexo B.

Mas, atenção: quando falamos em iogurte, estamos nos referindo ao iogurte natural, feito apenas com leite fermentado. Aquelas opções que encontramos nos supermercados, cheias de açúcares, corantes e "preparados de frutas" não fazem bem. Para fugir dessas pegadinhas (e economizar), você pode fazer seu próprio iogurte em casa. Veja como é simples:

Iogurte natural:

- 1 litro de leite
- Um pote de iogurte natural

- Ferva o leite e deixe amornar. O ponto certo é quando se coloca o dedo e consegue ficar com ele por 10 segundos (ponto de mamadeira).
- Misture o iogurte até dissolver bem.
- Deixe tampado em um lugar quentinho por umas 12 horas. Depois desse tempo, basta transferir para um recipiente fechado e manter em geladeira.

Dica 1: Pode ser consumido com frutas ou sementes, além de ser usado no preparo de receitas.
Dica 2: Se você colocar para "escorrer" em filtro de papel (tipo filtro de café), ele forma uma pastinha deliciosa que pode ser temperada a gosto (sal, alecrim, tomilho, alho, etc).
Dica 3: Você pode usar o leite e o iogurte natural sem lactose, para ter um iogurte sem lactose, ou então, optar por usar um leite enriquecido com proteínas.

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios