Saúde e Nutrição

Azeite de oliva: uma gordura do bem!

xxx

Um alimento muito antigo, o azeite de oliva é um óleo vegetal extraído da azeitona. Os povos da Mesopotâmia (área que hoje compreende à maior parte do Iraque e Kuwait, além de partes da Síria e da Turquia), usavam o azeite como um protetor do frio e nos campos de batalha, isso há mais de 3.000 anos antes de Cristo!

Os gregos e romanos usaram o azeite em várias aplicações, seja na culinária, como medicamento, unguento, bálsamo, na produção de perfumes, como combustível para iluminação, lubrificante e até impermeabilizantes de tecidos.

Rico em compostos fenólicos, o azeite de oliva tem mostrado propriedades antioxidantes mais elevadas do que da própria vitamina E nos lipídeos e na oxidação do DNA. Eles também são capazes de prevenir a disfunção endotelial, diminuindo a expressão de moléculas de adesão celular e aumentando a produção de óxido nítrico. Além disso, os compostos fenólicos do azeite de oliva inibem a agregação de plaquetas e melhoraram a transcrição do RNAm da enzima antioxidante glutationaperoxidase.

Apesar de todas essas propriedades antioxidantes do azeite, devemos sempre lembrar que seu consumo deve ser feito com moderação, já que cada 1g de lipídios contém 9 calorias.

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios