Saúde e Nutrição

Problemas com gases? Saiba o que não comer

xxx

Gases incomodam muito, não é mesmo? E não é só pelo mau-cheiro, mas também porque pode provocar dores e desconfortos. Será que podemos diminuir a produção de gases através da alimentação? Essa foi a pergunta do Maurício Gomes.

Os gases são o resultado da fermentação dos alimentos durante a digestão. Eles podem surgir, também, quando uma pessoa come muito depressa, pois junto com o alimento ela acaba "engolindo" ar. Alguns medicamentos podem ter como efeito colateral o aumento na produção de gases, como é o caso de alguns antibióticos. Na alimentação, o consumo de alimentos de digestão mais lenta leva a um aumento da fermentação e, consequentemente, na produção e concentração dos gases.

Geralmente, os gases não tendem a terem mau-cheiro ou a causar dor, mas, em alguns casos, dependendo do alimento consumido, eles podem sim ter odor fétido e causar mal-estar geral e dores abdominais que aparecem na forma de pontadas.

Quem sofre com gases deve evitar leguminosas, como feijão, soja, lentilha, grão de bico e ervilha, e legumes como couve-flor, brócolis, repolho, batata doce e cebola crua. Ovo cozido, açúcar e doces em excesso e bebidas gaseificadas também devem ficar fora da dieta.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios