Saúde e Nutrição

Arroz com feijão não engorda!

Escuto sempre essa frase: não vou comer arroz com feijão porque engorda. SÓ RINDO! O que engorda não é o arroz com feijão, mas sim o excesso deles.

O arroz é rico em metionina e o feijão rico em lisina, dois aminoácidos essenciais, ou seja, compostos essenciais comuns a todos os seres vivos que o nosso organismo não produz, e só conseguimos através da alimentação.

O feijão é rico em proteínas, podendo até mesmo substituir a proteína de origem animal durante uma refeição. Quando combinado com o arroz, temos uma combinação perfeita, porque os minoácidos que são os constituintes da proteína também estão presentes no arroz.

Me preocupa muito essa história de que arroz com feijão engorda. Vejo que esses dois alimentos ricos em aminoácidos essenciais está cada vez sumindo dos pratos dos brasileiros por pura falta de informação.

Então, quando for preparar seu almoço ou jantar, lembre-se: arroz com feijão não engorda, o que é a quantidade.

Mas, Isolda, quanto devo comer de cada um? Isso depende de uma soma de fatores que deve ser avaliada por um nutricionista. Lembre-se que cada organismo é único, e é por isso que dietas de internet nem sempre funcionam. É importante procurar ajuda especializada para saber o quanto ingerir de cada alimento para emagrecer com saúde.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios