Saúde e Nutrição

Cuidado! Ansiedade pode engordar

xxx

Diversos estudos mostram que durante a pandemia de COVID-19 aumentaram os casos de transtornos mentais, especialmente a ansiedade. De acordo com o Manual de Classificação de Doenças Mentais, o Transtorno da Ansiedade Generalizada é caracterizado como uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva persistente e de difícil controle, que pode durar por seis meses ou mais e vem acompanhado de três ou mais sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular perturbação do sono e até mesmo podendo te levar a uma compulsão alimentar.

A ansiedade é uma doença que interfere em vários aspectos da rotina, como o sono, a alimentação e a prática de exercícios físicos, bem como levar a um aumento da liberação de hormônios relacionados ao estresse, o que pode resultar em alterações de peso. Algumas pessoas descontam a ansiedade comendo mais, outras deixando de comer. Há ainda aquelas pessoas que perdem a motivação para praticar exercícios físicos.

A ansiedade é um transtorno que precisa de tratamento multidisciplinar, requerendo acompanhamento de psiquiatras e psicólogos, e, dependendo da forma como o paciente lida com os sintomas, de outros profissionais de saúde. Quando afeta a alimentação, procurar um nutricionista pode ajudar muito, pois há combinações de alimentos que podem ajudar a liberar hormônios que aumentam a sensação de bem-estar.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios