Saúde e Nutrição

Com que idade devo tomar creatina para preservar massa muscular?

xxx


O Renato Jacob mandou para gente uma pergunta bem interessante: quando começar a tomar creatina para preservação da massa muscular. Pois bem, vamos primeiro entender o que é a creatina e o que ela faz.

A primeira coisa a se saber é que o nosso corpo produz creatina. Os rins e o fígado produzem a substância que tem como função fornecer energia para o músculo, favorecendo o desenvolvimento de fibras musculares, o que leva a um ganho de massa muscular, melhora do desenvolvimento físico e diminuição do risco de lesões.

Pessoas que fazem atividade física intensa, como atletas, tendem a consumir suplemento de creatina para melhorar o rendimento, porque ela favorece a maior formação de ATP (adenosina trifosfato) molécula que será utilizada para realização do trabalho biológico (mais energia).

Geralmente, eu indico a suplementação quando a pessoa vai começar a praticar musculação. A quantidade e a frequência do consumo vão depender também da quantidade de alimentos de origem animal que a pessoa ingere, e de qual o objetivo do paciente. Tem casos em que não é preciso suplementar.

É importante destacar que a creatina individualmente não vai preservar a massa muscular. O que faz isso é a prática de exercícios de musculação. O que a creatina pode fazer é ajudar a potencializar o ganho de massa muscular.

A idade também é um fator importante a ser considerado. Adolescentes que consomem quantidades adequadas e proteína animal e fazem exercícios de musculação não costumam precisar de suplementação para ganho de massa muscular. Agora, quando a pessoa vai chegando aos 40 anos, ocorre a queda hormonal, que é um processo natural do envelhecimento, e vem junto o que chamamos de sarcopenia, que é a perda de massa muscular, aí pode ser interessante suplementar a creatina, juntamente com a prática de exercícios físicos. Lembrando que não devemos sair por aí comprando suplementos e ingerindo-os indiscriminadamente. É fundamental buscar orientação de um nutricionista para saber o que e quanto suplementar.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios