Notícias de saúde
22 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado pelos U.S. Centers for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, mostrou que para os adolescentes, o estresse é o principal motivo para uso de drogas e álcool.
Os pesquisadores analisaram dados de 2014 a 2020 de mais de 9.500 adolescentes com idades entre 13 e 18 anos, todas em tratamento para um transtorno por uso de substâncias.
Os adolescentes usavam uma infinidade de substâncias, incluindo álcool, maconha, analgésicos prescritos (geralmente opioides), estimulantes prescritos (por exemplo, Ritalina) ou sedativos prescritos (como Valium ou Xanax). Eles também foram questionados sobre porque achavam que estavam usando ou abusando de substâncias.
O abuso de substâncias com o objetivo de aliviar o stress foi mais frequentemente citado para a maconha (76% dos adolescentes), analgésicos prescritos (61%) e sedativos/tranquilizantes (55%).
Metade dos adolescentes entrevistados disse que costumava usar drogas ou álcool sozinho, mas 81% disseram que também os usavam com amigos, namorado ou namorada (24%) ou “qualquer pessoa que use drogas” (23%).
Segundo os pesquisadores, dados anteriores mostram há muito tempo que a ansiedade e a vivência de eventos traumáticos na vida têm sido associadas ao uso de substâncias em adolescentes. Contudo, com as taxas crescentes de abuso de substâncias e overdoses relacionadas, as consequências do recurso a substâncias para aliviar o stress podem ser trágicas.
Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também