Notícias de saúde

A pressão alta pode ser benéfica?

17 de julho de 2012 (Bibliomed).  A pressão alta pode trazer benefícios para alguns pacientes. A condição, que é geralmente vista como algo ruim, pode ser positiva para pessoas idosas que são especialmente frágeis.

Uma pesquisa recente mostra que em pacientes com mais de 65 anos e que não conseguiam caminhar por mais do que seis metros, a pressão alta fazia com que eles corressem chances 62% menores de morrerem dentro dos próximos cinco anos do que pacientes com pressão normal.

Porém, dentre aqueles com a mesma idade mas que não estavam fragilizados, a pressão alta não trazia benefícios, elevando os riscos de mortalidade em 35%.

De acordo com a pesquisadora Michelle Odden, a pesquisa mostra que adultos mais velhos são um grupo heterogêneo. “Algumas pessoas podem precisar de um pouco mais de pressão para manterem o sangue bombeando até seus órgãos essenciais”, explica ela. Com o envelhecimento, os vasos sanguíneos podem perder sua elasticidade, dificultando o bombeamento eficaz do sangue.

Os resultados da pesquisa estão de acordo com estudos publicados recentemente que afirmam que a diminuição da pressão sanguínea pode não ser um objetivo universal.

A pesquisa foi publicada no periódico Archives of Internal Medicine.

Fonte: Live Science, 16 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários