Notícias de saúde

Qual é a melhor idade para se ter filhos?

16 de março de 2012 (Bibliomed). Um novo estudo desenvolvido na Universidade da California (EUA) avaliou 107 pessoas que se tornaram pais depois dos 40 anos, debatendo a idade em que essas pessoas tiveram filhos. De acordo com os participantes, a melhor época da vida para virar mãe ou pai é aos 30 anos.

Essas pessoas afirmaram que ter filhos em idade mais avançada tem mais vantagens do que desvantagens, como maior estabilidade financeira, relacionamentos mais fortes com família e parceiro e maior sucesso e flexibilidade na carreira.

Um dos homens que participou da pesquisa afirmou se conhecer mais aos 40 anos do que se conhecia aos 20. “Eu sinto que eu estou em uma posição melhor para me comunicar com o meu filho e ajudá-lo mais na vida, e eu entendo como ser um pai que demonstra apoio e encorajamento”.

Uma das mães disse: “eu tenho mais confiança em mim mesma (agora) do que eu tinha aos 20 anos, então não fico tão intimidada quanto eu poderia ficar quando eu era mais nova”.

Quanto aos pontos negativos, os pais disseram que teriam mais energia para os filhos se fosse mais jovens, se preocupam com saúde e longevidade, têm famílias menores do que eles planejavam e sofrem com o estigma de serem pais mais velhos.

O estudo incluiu, em sua maioria, pessoas brancas, casadas e com renda acima da média. Portanto, futuros estudos sobre o tema devem incluir grupos mais diversificados de pessoas e acompanhar os pais durante a adolescência dos filhos.

Fonte: My Health News Daily, 8 de março de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários