Notícias de saúde

Conheça os alimentos que podem complicar a digestão

08 de março de 2012 (Bibliomed). A má digestão é um problema comum, e entender as causas desse desconforto é um passo importante para o seu controle.

Existem quatro motivos que provocam problemas digestivos. Alimentos consumidos, a forma como eles são ingeridos, a quantidade de líquido tomado durante a refeição e as doenças que afetam o sistema digestivo.

Cada pessoa é diferente, e por isso não existem alimentos que sejam exclusivamente indigestos. Ingredientes diferentes causam reações distintas em cada indivíduo. Porém, existem comidas que trazem riscos maiores de problemas digestivos. Conheça abaixo alguns desses alimentos:

Comidas gordurosas – como as gorduras desses alimentos retardam o esvaziamento do estômago, eles podem comprometer a digestão e causar azia.

Frutas cítricas – por serem ácidas, essas frutas podem causar dores de estômago em pessoas que sofrem de úlcera ou gastrite. Mas para quem não tem esses problemas, as frutas cítricas podem ser fortes aliadas na digestão de alimentos pesados, como as carnes.

Cafeína – a cafeína relaxa os músculos que impedem a passagem de alimentos do estômago para o esôfago. Assim, consumir demais essa substância pode fazer com que seja mais fácil que alimentos retornem à garganta, causando vômitos e queimação. Pessoas que sofrem de gastrite ou úlcera devem evitar a cafeína, por ela estimular a acidez do estômago.

Tomates – os tomates são ótimos para a saúde, podendo até mesmo diminuir os riscos de alguns tipos de câncer. Mas quando consumidos em excesso eles podem causar danos ao sistema digestivo. O ideal é comê-los três vezes por semana.

Melancia – a melancia é vista como um alimento indigesto, mas isso não é verdade. As suas fibras insolúveis causam movimentos intestinais que dão a impressão de que algo esteja errado na digestão. Por ser quase que inteiramente composta por água, a melancia é facilmente digerida.

Pepino – o pepino é dificilmente digerido por algumas pessoas, mas esse desconforto pode ser evitado. Quando for ingerir o alimento, não o descasque. Dessa forma a digestão será mais tranquila e o legume neutralizará a acidez estomacal.

Pimentão – o pimentão é mais um alimento que apesar de oferecer muitos benefícios, pode causar problemas na digestão. Para evitar isso, o vegetal (que é rico em cálcio, fósforo, ferro e sódio) deve ser aquecido no forno rapidamente, para que a sua pele possa ser retirada antes do seu preparo.

Leite e derivados – quem sofre de intolerância à lactose sempre vai ter problemas para digerir leite e alimentos derivados dele. O melhor é que essas pessoas o substituam por bebidas vegetais. Para ajudar na hora da digestão, as cápsulas de lactose podem ser uma boa pedida.

Além do controle da alimentação, hábitos como tomar líquidos durante as refeições também podem afetar a digestão. Se a má digestão se tornar um problema recorrente, um médico deverá ser procurado.

Fonte: Portal Minha Vida, 7 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários