Notícias de saúde

Prevenção de doenças cardiovasculares pode ser feita de forma simples

09 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). As doenças cardíacas são uma das principais causas de grandes números de mortes em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) são 15 milhões de óbitos anuais devido a doenças dessa categoria.

Os principais fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o colesterol alto, diabetes, estresse e hipertensão arterial. Porém, com cuidados preventivos é possível controlar esses fatores e evitar as doenças do coração. São atitudes simples que causam mudanças no dia a dia, proporcionando maior bem estar e melhorias no quadro geral de saúde da pessoa.

O primeiro passo é o controle da alimentação. Comidas gordurosas e carnes vermelhas podem ser deliciosas, mas para quem quer manter a boa saúde cardíaca ou recuperar danos causados por maus hábitos, a força de vontade tem que ser mais forte. Carnes brancas, verduras, legumes e azeite são exemplos de alimentos que devem estar presentes na dieta.

Outro ponto importante é a atividade física. O sedentarismo deve ser abandonado e o paciente deve procurar um médico que o ajude a planejar uma rotina de exercícios regular. A prática de atividades traz diversos benefícios para o corpo e ajuda no controle do estresse. Hábitos como o tabagismo e o consumo exagerado de álcool também devem ser exterminados.

Quem sofre de condições como hipertensão ou colesterol alto deve ser ainda mais cuidadoso, assim como pessoas que têm histórico de doenças cardíacas na família. Esses indivíduos devem consultar cardiologistas regularmente e estarem ainda mais atentos aos fatores de risco.

Os cuidados preventivos das doenças cardiovasculares funcionam também como forma de prevenção de diversas outras condições. Esteja sempre atento aos sinais do seu corpo, consultando um médico sempre que houver a suspeita de que algo está errado no seu organismo. O quanto mais cedo o diagnóstico da doença for feito, mais fácil será o tratamento e maiores serão as chances de recuperação.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários