Notícias de saúde

Consumo de carnes processadas aumenta risco de doenças cardiovasculares

25 de maio de 2021 (Bibliomed). Um estudo global encontrou uma ligação entre comer carne processada e um maior risco de doenças cardiovasculares. O mesmo estudo não encontrou a mesma ligação com carnes vermelhas ou carnes de aves não processadas.

A informação vem de dietas e resultados de saúde de 134.297 pessoas de 21 países, abrangendo cinco continentes, que foram rastreados por pesquisadores para dados sobre consumo de carne e doenças cardiovasculares.

Depois de acompanhar os participantes por quase uma década, os pesquisadores descobriram que o consumo de 150 gramas ou mais de carne processada por semana estava associado a um risco 46% maior de doenças cardiovasculares e um risco 51% maior de morte do que aqueles que não comiam carne processada. No entanto, os pesquisadores também descobriram que níveis moderados de consumo de carnes não processadas tiveram um efeito neutro sobre a saúde.

O estudo Prospective Urban Rural Epidemiology (PURE) foi lançado em 2003 e é o primeiro estudo multinacional que fornece informações sobre a associação entre a ingestão de carne processada e não processada com resultados de saúde em países de baixa, média e alta renda.

Os hábitos alimentares dos participantes foram registrados por meio de questionários de frequência alimentar, enquanto os dados também foram coletados sobre sua mortalidade e principais eventos de doença cardiovascular. Isso permitiu aos pesquisadores determinar as associações entre os padrões de consumo de carne e eventos de doenças cardiovasculares e mortalidade.

Os autores acreditam que pesquisas adicionais podem melhorar a compreensão atual da relação entre o consumo de carne e os resultados de saúde. Por exemplo, não está claro o que os participantes do estudo com baixo consumo de carne estavam comendo em vez de carne, e se a qualidade desses alimentos diferia entre os países.

Os substitutos de alimentos não à base de carne podem ter implicações na interpretação das associações entre o consumo de carne e os resultados de saúde. No entanto, os autores do estudo acreditam que suas descobertas "indicam que a limitação da ingestão de carne processada deve ser incentivada".

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition. DOI: 10.1093/ajcn/nqaa448.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários