Notícias de saúde

Taxas elevadas de batimento cardíaco em descanso podem indicar doenças 

23 de dezembro de 2011 (Bibliomed).  Taxas elevadas de batimento cardíaco em descanso podem indicar riscos mais altos de que essa pessoa possa morrer devido a doenças do coração.

Pesquisadores selecionaram 13.499 homens e 15.826 mulheres sem histórico de doenças do coração. Seus batimentos cardíacos foram medidos entre os anos de 1984 e 1986, e dez anos depois, entre 1995 e 1997, sendo então acompanhados por mais 12 anos. Durante esse período de acompanhamento, 3.038 pessoas morreram, sendo que 975 mortes foram causadas por doenças cardíacas (388 por isquemia).

Dentre essas pessoas, aquelas cujas taxas de batimento aumentaram em mais de 15 batimentos por minuto ao longo de um período de dez anos tinham chances duas vezes maiores de morrerem devido isquemia.

Os resultados encontrados no estudo, desenvolvido na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Noruega), sugerem que taxas de batimento elevadas podem ser vistas como indicadores de pessoas que podem se beneficiar de métodos preventivos mais fortes de doenças cardíacas.

Porém, os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários na área, até mesmo porque os participantes do estudo eram relativamente saudáveis, e as taxas de mortalidade por condições do coração permaneceram baixas.

O estudo foi publicado no periódico Journal of the American Medical Association.

Fonte: Live Science 21 de dezembro 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários