Notícias de saúde

Uso disciplinado de medicamentos reduz taxa de ocorrência de ataques de asma

19 de dezembro de 2011 (Bibliomed). Aproximadamente um quarto dos ataques graves de asma poderiam ser evitados se pacientes tomassem seus medicamentos de acordo com as prescrições médicas.

Para o pesquisador Keoki Williams, medicamentos corticoesteróides por inalação são a melhor forma de se controlar os sintomas da doença e evitar ataques. Williams desenvolveu um estudo sobre o tema, encontrando resultados que demonstraram “uma relação entre a aderência à medicação e eventos de asma de forma que se explica a mudança de padrões de uso do inalador ao longo do tempo”, diz ele.

O pesquisador e sua equipe partiram da hipótese de que a medicação corticoesteróide inalada poderia alterar a natureza episódica da asma, observando 298 pacientes que foram acompanhados por dois anos. Durante o período do estudo, os participantes sofreram 435 ataques.

“Nós descobrimos que todo aumento de 25% na aderência à medicação corticoesteróide inalada estava associado a uma redução de 11% de ataques de asma. Mas mais importante, nós descobrimos que o uso casual dessas medicações não é suficiente, especialmente entre pacientes cuja asma não é controlada”, explica Williams “Pacientes devem usar sua medicação de controle de asma como prescrita se eles querem ter as melhores chances de prevenirem ataques sérios de asma”, completa.

O estudo foi publicado online no periódico The Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Fonte: UPI 16 de dezembro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários