Notícias de saúde

Estrato de melaço pode ajudar no combate à obesidade

15 de julho de 2011 (Bibliomed). Estudo realizado com ratos sugere que a suplementação dietética com extrato de melaço pode ajudar no combate à obesidade. A descoberta, feita por pesquisadores australianos, investigou o impacto que a adição de extrato de melaço em uma dieta rica em gorduras.

O extrato de melaço é rico em polifenóis, um grupo de compostos químicos encontrados em plantas conhecidas por sua ação antioxidante. Ao longo de 12 semanas, dois grupos de camundongos receberam uma dieta rica em gorduras, e um recebeu doses suplementares de extrato de melaço a 2% ou 4%.

Ao fim do experimento, observou-se que aqueles que tinham recebido a dieta com extrato de melaço a 4% tinham menor peso e redução da gordura corporal, além de menores níveis de leptina no sangue (substância produzida pelas células de gordura.

“A adição de extrato de melaço na dieta rica em gordura parece reduzir o peso corporal e os níveis de gordura no corpo, principalmente através da absorção de calorias reduzidas”, diz Richard Weisigner, autor da pesquisa.  “Devido à crescente prevalência mundial de obesidade e problemas de saúde associados a essa, completar o alimento com extrato de melaço pode ser uma forma de tratar as taxas crescentes de sobrepeso e obesidade”, completa.

Fonte: UPI, 14 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários