Notícias de saúde

Stress é transmitido por gerações

28 de junho de 2011 (Bibliomed). Os genes são transmitidos de pais para filhos. Contudo, com o passar do tempo e a adoção de novos hábitos e estilo de vida pode fazer com que os genes sofram modificações e essas são transmitidas para novas gerações.

"O DNA de uma pessoa é sempre o mesmo, mas possuem marcadores que levam à diferenciação celular, por exemplo, o que indica que uma célula se transforma em pele e outra num neurônio. E o ambiente também influência a expressão genética", explica o psiquiatra Marcelo Allevato.

Doenças como o diabetes podem ser influenciadas por hábitos alimentares. Por exemplo, quem consome muito açúcar e gordura pode alterar seus genes, o que vai determinar se seus filhos terão mais vulnerabilidade a alimentos ricos nessas substâncias e maior predisposição para desenvolver essa doença.

O mesmo acontece para outros hábitos, como o fumar. Filhos de mães que fumaram alguma vez na vida têm mais risco de desenvolver câncer de pulmão e obesidade. Quanto mais jovem se é, maiores são as chances de ocorrerem mudanças genéticas. Isso acontece porque na juventude o DNA tem mais plasticidade e é mais suscetível a essas alterações. Com o passar dos anos, alguns trechos ficam inativos e outros são expressos de acordo com o ambiente.

Fonte: Prontuário de Notícias, 23 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários