Notícias de saúde

Alguns analgésicos aumentam risco de complicações cardíacas

13 de junho de 2011 (Bibliomed). Analgésicos usados cronicamente por pacientes de doenças do coração podem aumentar o risco de ataques cardíacos e de morte de causas cardiovasculares.

Existem pesquisas que questionam a segurança de medicamentos como o ibuprofeno e o naproxeno, e um novo estudo feito com mais de 22.000 pessoas com condições cardíacas e pressão alta contribui com essa suspeita.

De acordo com o estudo, desenvolvido na Universidade da Flórida (EUA), pacientes cardíacos que usam esses medicamentos rotineiramente tinham chances 66% mais altas de terem um ataque do coração nos próximos três anos, quando comparados a pacientes que não usavam essas drogas, ou que usavam raramente.

Os pesquisadores afirmam que uma limitação do estudo é que alguns dos pacientes estudados poderiam usar os analgésicos devo a dores de artrite reumatóide ou osteoartrite. Essas doenças são em si um fator que pode ser associado a complicações cardíacas.

A American Heart Association aconselha que pessoas que se encaixem nesse grupo de pacientes prefiram a Aspirina ou o acetaminofeno, que comprovadamente não oferecem riscos ao coração. Outro conselho é que o uso de analgésicos seja feito na menor dosagem possível e por um período mínimo de tempo. O médico deve sempre ser consultado antes de qualquer decisão.

Fonte: CV News Digest 10 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários