Notícias de saúde

Visão sobre o passado influencia na felicidade

06 de maio de 2011 (Bibliomed). Pessoas que se lembram do seu passado de forma positiva têm mais chances de serem felizes no presente, afirmam pesquisadores norte-americanos. O estudo, realizado na San Francisco State University, entrevistou 750 pessoas sobre sua personalidade, satisfação com a vida e "perspectiva de tempo" - um conceito utilizado para descrever o que uma pessoa é passado, presente ou futuro orientado.

Para avaliar a perspectiva de tempo, os participantes foram questionados sobre como se lembravam do seu passado, se essas lembranças eram positivas e se acreditavam que seu futuro é determinado por suas ações ou pela sorte. Os resultados mostraram que pessoas que tem lembranças positivas tendem a ser mais felizes do que as que não se recordam com alegria do passado.

"Descobrimos que pessoas altamente extrovertidas são mais felizes com suas vidas, porque elas tendem a manter uma visão positiva e nostálgica do passado e estão menos propensas a ter pensamentos negativos e lamentar", diz Ryan Howell, autor da pesquisa. "As pessoas que não têm lembranças positivas do seu passado, tendem a ver apenas o lado negativo das coisas e são menos felizes como resultado de suas vidas", completa.

O estudo, publicado na revista Personality and Individual Differences, pode beneficiar pessoas com problemas como a depressão, pois, mesmo que não seja possível mudar a personalidade, pode-se tratar a forma como essas vêm seu passado e, consequentemente seu presente.

Fonte: UPI, 5 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários