Notícias de saúde

Fugir dos problemas por pouco tempo pode ser benéfico

04 de abril de 2011 (Bibliomed). O conselho mais comum dado a alguém passando por uma situação difícil é enfrentar o problema, mas pesquisadores canadenses descobriram que fugir das complicações durante algum tempo pode ser benéfico.

Cientistas analisaram estudantes universitários que tinham empregos não relacionados às sua universidades. Eles estudaram como essas pessoas faziam para equilibrar suas vidas acadêmicas, profissionais e pessoais, observando as estratégias que elas usavam para lidar com as diferentes demandas de tempo, energia e atenção. Os estudantes abordavam seus problemas de formas diferentes: buscando ativamente resolvê-los, ‘desabafando’ com amigos ou ignorando os problemas e se distraindo com atividades.

A abordagem mais tradicionalmente bem vista é de busca imediata de solução, mas a pesquisa mostrou que muitas vezes o que resultava disso eram mais problemas. A pessoa se estressava com a situação, ficando exausta e perdendo o tempo que poderia ser usado para se recuperar do problema.

Já os universitários que ignoravam seu problema por algum tempo conseguiam diminuir os conflitos entre as diferentes áreas na sua vida e manter seu bem estar emocional.

“As pessoas precisam de um tempo para se reconcentrarem, para que possam aprender e estudar bem”, explica a co-autora do estudo, Julie McCarthy (University of Toronto Scarborough). “Essa técnica é tradicionalmente vista como ‘fugir dos seus problemas’, mas talvez por se afastarem e tirarem folgas (da situação), os estudantes consigam reabastecer seus recursos”, ela completa.

Fonte: UPI 31 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários