Notícias de saúde

Biólogas Detectam Bactéria que Combate Transmissor da Dengue

SÃO SALVADOR (Reuters) - Biólogas salvadorenhas colocaram à disposição das autoridades uma bactéria que extermina a larva do mosquito transmissor da dengue. A doença matou desde janeiro, pelo menos, 23 pessoas no país.

"É uma bactéria muito resistente ao ambiente e pode ser utilizada para matar as larvas do 'Aedes aegypti', transmissor da doença", informou à Reuters, Marta Zavaleta professora de microbiologia da faculdade de Medicina da Universidade de El Salvador.

Zavaleta e a bióloga Alicia Rivas realizaram um teste de laboratório em 1997 com a bactéria conhecida como "Bacillus thuringiensis" e comprovaram sua efetividade em matar as larvas do mosquito.

El Salvador está em alerta em consequência da doença. Fontes médicas informaram que a enfermidade matou pelo menos 23 pessoas, mas o Ministério de Saúde Pública divulgou estatísticas dois dias atrás, informando que foram 16 vítimas fatais e 2.096 infectados.

Uma fonte do ministério informou que os funcionários do Departamento de Epidemiologia estão trabalhando na luta contra a dengue e não atualizam as estatísticas.

Zavaleta explicou que a bactéria foi obtida por meio de um "inseticida conhecido como dipel" e que todas as provas foram efetivas.

Conforme a pesquisadora, a bactéria não teve nenhum efeito em ratos testados em experiências de laboratório.

Zavaleta concorda que é necessário realizar estudos profundos para aplicar a bactéria sem afetar a população e diz que os custos podem ser reduzidos com o cultivo em massa de bactérias, que tem fácil reprodução.

As autoridades locais combatem o mosquito com fumigações e com uma substância conhecida como "abate", que mata as larvas, mas não têm conseguido deter a epidemia que afeta principalmente as crianças.

Especialistas dos Estados Unidos, Porto Rico e Cuba assessoraram o governo no combate ao mosquito transmissor e concordaram sobre a necessidade de acabar com o vetor para evitar uma epidemia de graves consequências. Os países vizinhos estão em alerta e anunciaram a instalação de barreiras sanitárias para evitar possíveis infecções massivas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários