Notícias de saúde

Número de mulheres que cuidam de ex-marido é grande

14 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). “Na saúde e na doença até que a morte os separe”. Todos os casais repetiram essa frase nos votos matrimoniais, mas, apesar de não ser a morte o principal fator de separação hoje em dia, pesquisa mostra que ex-cônjuges continuam a se ajudar após o divórcio. Realizado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, o estudo mostra que há pessoas oferecem ajuda aos ex-paceiros quando esses se encontram em situações vulneráveis de saúde.

Teresa Cooney, uma das autoras de pesquisa, afirma que isso é mais comum do que se imagina. Juntamente com Christine Proulx, também pesquisadora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família de Universidade, o estudo foca-se nas experiências de mulheres que cuidam de seus ex-maridos, procurando qual são os motivos para esse cuidado e como isso afeta as relações delas.

"Comparado com o cuidado tradicional, há questões únicas envolvidas com os cuidados a ex-cônjuges", diz Proulx. "Um número surpreendente das mulheres relataram o envolvimento continuado com os seus ex-maridos pós-divórcio. Um forte motivador para as mulheres cuidarem de seus ex-parceiros está relacionado com a sua vontade de manter relacionamentos, não com o ex-marido, mas normalmente com seus filhos. Parece que ter compartilhado as crianças com um ex pode facilitar apego emocional. As mulheres também podem tentar proteger suas crianças a partir das demandas de cuidado".

As mulheres relataram que a relação com o ex melhorou depois que passaram a cuidar deles. “Embora as interações agradáveis sejam comuns entre os cuidadores mais tradicionais e os seus destinatários, não esperavamos encontrar isso em um estudo de ex-mulher cuidadoras”, afirma Cooney. Os estudos continuam a ser desenvolvidos, agora enfocando as mudanças nas relações e homens que cuidam das ex-esposas.

Fonte: Journal of Family Psychology, 10 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários