Notícias de saúde

Vitamina do Complexo B Pode Ser Usada por Diabéticos

NOVA YORK (Reuters Health) - Diabéticos que não podem tomar drogas para diminuir o colesterol podem utilizar a niacina, uma vitamina do complexo B conhecida por reduzir o colesterol, afirmam pesquisadores.

Estudos anteriores relacionaram a niacina a níveis instáveis de glicose no sangue, uma descoberta que poderia proibir o uso da substância por diabéticos, uma vez que a estabilização dos níveis de açúcar no sangue é o objetivo do tratamento da doença.

A pesquisa atual, no entanto, descobriu que a curto prazo a niacina aumentou os níveis de açúcar no sangue, mas sem um efeito significativo a longo prazo.

Marshall B. Elam, do Centro de Ciências de Saúde, da Universidade do Tennessee, em Memphis (EUA), e sua equipe afirmam que "o estudo presente demonstra que (altas) doses de...niacina podem ser usadas com segurança em pacientes com diabete melito do tipo 2 estável e controlada".

Os pesquisadores ressaltam que doses mais altas de niacina ou outras formas da droga além da utilizada no estudo (niacina cristalina) podem ter um efeito negativo nos níveis de açúcar no sangue.

Durante a pesquisa, publicada na edição de 13 de setembro do Journal of the American Medical Association, os cientistas mediram o HDL (o colesterol "bom"), os triglicérides e o LDL (o colesterol "ruim") em 125 pessoas com diabete e em 343 pessoas saudáveis.

Os participantes receberam mais de 3.000 miligramas de niacina por dia durante 60 semanas ou uma pílula inativa (placebo). Elam e sua equipe também monitoraram os níveis de glicose no sangue.

Resultados do estudo indicam que a niacina aumentou o HDL e reduziu o LDL e os triglicérides em diabéticos e não-diabéticos.

Os níveis de glicose aumentaram modestamente nos dois grupos a curto prazo, no entanto, a longo prazo, não houve mudança significativa nos níveis de glicose no sangue entre diabéticos tratados com niacina.

Elam e sua equipe destacam que os níveis de glicose no sangue "devem ser cuidadosamente monitorados durante a terapia com niacina em pacientes com diabete e a dose (deve ser) modificada ou interrompida se (a capacidade para controlar os níveis de açúcar no sangue) se deteriorar claramente".

A diabete melito do tipo 2 geralmente é desenvolvida na idade adulta e costuma estar relacionada à obesidade.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários