Notícias de saúde

Bom estado de gengivas pode estar relacionado à saúde dos pulmões

20 de janeiro de 2011 (Bibliomed). De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Periodontology, más condições das gengivas podem aumentar o risco de doenças respiratórias infecciosas. Exemplos disso são a pneumonia e a doença pulmonária obstrusiva crônica, infecções que são adquiridas quando uma bactéria alojada na garganta é inalada até o trato respiratório inferior.

O estudo acompanhou 200 participantes entre 20 e 60 anos que tinham pelo menos 20 dentes naturais na boca. Metade desses pacientes foram hospitalizados com doenças respiratórias, como pneumonia e bronquite, e a outra metade não teve o mesmo histórico.

Os resultados apontaram a relação entre doenças pulmonares e as gengivas ao revelar que os pacientes que tiveram doenças respiratórias tinham gengivas em pior estado de saúde.

O presidente da Academia Americana de Periodontologia, Dr. Donald S. Clem, explica a importância do acompanhamento médico. "Doenças pulmonares podem ser seriamente debilitantes. Ao trabalhar com o seu dentista ou periodontista, você pode ser capaz de prevenir ou diminuir a progressão de doenças nocivas como a pneumonia". Ele acredita que esse estudo reforça a importância da manutenção de uma boa saúde periodontal, já que as gengivas ajudam o corpo a manter outros sistemas funcionando bem.

"Cuidar bem da sua saúde periodontal envolve escovação diária de dentes e uso do fio dental. Você deveria também receber uma avaliação periodontal todo ano", diz o Dr. Clem. Um especialista em gengivas é quem pode analisar as condições da boca, avaliar riscos e realizar diagnósticos.

Fonte: EurekAlert! 18 de janeiro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários