Notícias de saúde

Perda de peso modesta com dieta reduz sintomas de refluxo, diz estudo

22 de outubro de 2010 (Bibliomed). A perda de meso com uma dieta pobre em gordura, sódio e proteínas - mesmo que sejam poucos quilos a menos - pode reduzir significativamente os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico - caracterizada pelo retorno do alimento ao esôfago após atingir o estômago -, segundo estudo apresentado nesta semana no Encontro Científico do American College of Gastroenterology.

Avaliando 50 pacientes obesos com refluxo - 15 que tomavam medicamentos chamados inibidores de bomba de prótons, para amenizar os sintomas - pesquisadores do Hospital da Flórida, nos Estados Unidos, observaram “melhora notável” nos sintomas da doença com apenas uma semana consumindo a “Dieta do Arroz” - pobre em gordura, sal e proteínas -, havendo, inclusive, a redução da necessidade de uso desses medicamentos.

De acordo com os autores, a média de perda de peso em um mês foi de 8 kg, representando apenas 20% a 25% do necessário para os participantes chegarem ao peso ideal. Entretanto, mesmo com poucos quilos a menos, os participantes apresentaram resultados significativos: com apenas uma semana de dieta e dois quilos a menos, três participantes deixaram de ter episódios noturnos de azia e refluxo, e pararam de usar os medicamentos; e, após um mês, mais cinco pacientes pararam de tomar os remédios e outros cinco reduziram a frequência de uso.

“A maioria (55%) dos pacientes puderam parar o uso de inibidores de bomba de prótons e outros 33% reduziram seu uso após relativamente pouca perda de peso”, ressaltaram os pesquisadores. “A composição pobre em gordura, sódio e proteína da Dieta do Arroz, assim como a cessação dos lanches ricos em gordura tarde da noite podem ser mais importantes na redução dos sintomas de azia e refluxo. E apenas uma modesta perda de peso pode ser necessária para reduzir os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico”, concluíram.

Fonte: ACG 2010 Annual Scientific Meeting. 18 de outubro de 2010. P432

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários