Notícias de saúde

Conjuntivite alérgica aumenta no inverno, alerta especialista

01 de julho de 2010 (Bibliomed). O inverno chegou e, com ele, o aumento das chamadas “doenças de inverno”, incluindo alergias causadas pelo tempo seco e pelo contato com ácaros por meio de cobertores e roupas da estação que estavam guardadas. Uma doença comum durante todo o ano - mas que aumenta nesse período - é a conjuntivite alérgica. Consequência de reações alérgicas na membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, a doença provoca uma inflamação.

De acordo com o oftalmologista André Rangel, membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), a exposição a ácaros e à fumaça pode provocar esse tipo de conjuntivite, e as pessoas mais propícias a desenvolverem a doença são as que têm histórico de alergias.

Alguns cuidados podem evitar o problema: “Lavar a mão e o rosto várias vezes ao dia e expor ao sol os acessórios de inverno que estavam guardados. No entanto, a melhor prevenção é detectar e afastar o agente causador da alergia, além de evitar sempre coçar os olhos, para não causar outros problemas oculares”, explica o médico.

Em caso de olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento - principais sintomas da inflamação -, o oftalmologista recomenda que um especialista seja consultado. “Sempre procure um oftalmologista, para o correto diagnóstico e tratamento de acordo com o caso, pois olho vermelho é comum em várias doenças oculares”.

Fonte: Lead Comunicação - Assessoria de imprensa. Press release. 29 de junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários