Notícias de saúde

Estudo associa doenças crônicas a um maior risco de câncer

06 de abril de 2010 (Bibliomed). Pessoas que sofreram um infarto ou têm uma doença crônica parecem ter maior risco de desenvolver um câncer, segundo estudo recentemente realizado nos Estados Unidos. A partir de entrevistas por telefone com 350 mil adultos nos anos de 2008 e 2009, os especialistas analisaram os dados, e descobriram que aqueles que apresentam pressão alta, colesterol alto ou diabetes são duas vezes mais propensos a ter câncer do que as pessoas saudáveis.

Conduzida como parte do Índice de Bem Estar Gallup Healthways, a pesquisa mostrou que as taxas de câncer seriam de 11,8% entre aqueles com hipertensão, contra 5% daqueles com pressão sanguínea normal; 11,7% entre os participantes com colesterol alto, comparado com apenas 5,3% daqueles sem esse problema; 12,7% para os diabéticos, contra 6,4% das pessoas sem o diabetes; e quase três vezes maior entre aqueles que haviam sofrido um infarto - 18,1%, contra 6,5%.

De acordo com os especialistas, apesar de os riscos de desenvolver qualquer uma dessas doenças crônicas aumentarem com a idade, a relação dessas doenças com o câncer permanece significativa para todas as faixas etárias. Uma prova disso é que a relação entre o câncer e algumas condições, como ataque cardíaco, seria especialmente mais notável aos 45 anos de idade.

Os pesquisadores destacam, ainda, que esses resultados não significam que as doenças crônicas causam o câncer, mas apenas mostram que essas condições podem compartilhar muitos dos fatores de risco. Um exemplo disso é o hábito de fumar, que representa um fator de risco importante tanto para infartos quanto para o câncer de pulmão; além do colesterol - fator de risco para doenças cardiovasculares - que, apesar de não ser causador do câncer, pode aumentar os efeitos de outras substâncias carcinogênicas no organismo.

Fonte: Gallup Healthways Well-Being Index. News release. 01 de abril de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários