Notícias de saúde

No carnaval, não durma com as lentes de contato, recomendam especialistas

12 de fevereiro de 2010 (Bibliomed). É comum as pessoas chegarem da folia cansadas e, algumas vezes, um pouco alcoolizadas, esquecendo-se de retirar as lentes de contato antes de dormir. De acordo com os especialistas do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), porém, essa prática pode ser muito prejudicial para a saúde dos olhos - o que pode ser observado pelo fato de os problemas com lentes de contato estarem entre as principais razões do grande número de pacientes nos consultórios de oftalmologia depois do carnaval.

O oftalmologista Eduardo Rocha destaca que um dos conselhos mais eficientes para evitar problemas oculares durante este período é "sempre retirar as lentes para dormir, por mais cansado que esteja", pois isso evita o ressecamento, além de submeter as lentes à limpeza nos líquidos assépticos.

Outros problemas apontados pelo especialista no feriado é o uso das lentes de contato na praia, pois "o vento, a maresia, o suor, a oleosidade da pele e outros fatores ambientais e orgânicos, frequentemente, acarretam o aparecimento de depósitos que podem levar à inutilização da lente por desenvolvimento de fungos ou problemas que chegam a afetar severamente a córnea. Por isso, ele recomenda evitar o uso de lentes na beira da praia e quando for entrar na água, seja no mar, rios ou piscinas. "Não abuse da sorte entrando na água com as lentes de contato", adverte o oftalmologista.

Para não ter incômodos com as lentes, é recomendado, ainda, sempre seguir as orientações dos especialistas: colocar as lentes de contato sempre em um produto asséptico indicado pelo oftalmologista; lubrificar os olhos apenas com produtos recomendados; não continuar usando uma lente rasgada ou com sinais de irregularidades ou de resíduos sólidos, pois essa condição pode causar desde uma ceratite (inflamação na córnea) até uma lesão grave; sempre carregar o estojo das lentes com o produto asséptico e o lubrificante; e, diante de qualquer desconforto, tirar logo a lente e guardá-la no estojo.

Fonte: ATF Comunicação/HOB. Press release recebido em 11 de fevereiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários