Notícias de saúde

Drogas contra osteoporose podem ajudar a prevenir câncer de mama, apontam estudos

15 de dezembro de 2009 (Bibliomed). O uso de bisfosfonatos – drogas comumente prescritas para o tratamento da osteoporose – aparentemente oferece proteção contra o câncer de mama invasivo, de acordo com dois estudos apresentados este mês no 32º Simpósio Anual de Câncer de Mama de San Antonio, nos Estados Unidos.

Uma ampla análise de dados do estudo Women's Health Initiative (Iniciativa da Saúde da Mulher, em tradução livre), incluindo mais de 150 mil mulheres na pós-menopausa, mostrou que aquelas que tomavam bisfosfonatos para proteger os ossos tinham uma redução de 32% no câncer de mama invasivo. De menor escala e realizado em Israel, o segundo estudo, que incluiu mais de 4,5 mil mulheres na pós-menopausa descobriu uma redução de 34% no risco relativo de câncer de mama com o uso desses medicamentos.

Estudos anteriores já sugeriam que os bisfosfonatos teriam propriedades antitumorais em mulheres que haviam sido diagnosticadas com câncer, reduzindo a recorrência da doença. Os novos dados indicam que esses efeitos "quimioprotetores" também seriam aplicados às mulheres saudáveis. "A ideia de que os bisfosfonatos poderiam reduzir a incidência de câncer de mama é muito animadora. Eles poderiam ser facilmente usados para combater a osteoporose e o câncer de mama", explicou o oncologista Rowan Chlebowski, da Universidade da Califórnia, que apresentou o primeiro estudo.

De acordo com os especialistas, os resultados são importantes, pois osteoporose e câncer de mama são dois problemas de saúde comuns em mulheres na pós-menopausa. Porém, estudos clínicos controlados são necessários para confirmar esses resultados, para desvendar os mecanismos responsáveis por essa proteção e para descobrir a relação dose-eficácia-segurança no uso dos bisfosfonatos para a prevenção de tumores.

Fonte: 32nd Annual San Antonio Breast Cancer Symposium. Abstracts 21 e 27. 10 de dezembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários