Notícias de saúde

Associação entre idade, sexo e uso de cinto de segurança com o risco de morte prematura em motoristas envolvidos em acidentes de trânsito

05 de outubro de 2009 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores espanhóis avaliou componentes teóricos da associação entre idade, sexo e uso de cinto de segurança em motoristas envolvidos em acidentes automobilísticos: gravidade intrínseca do acidente e o efeito cinético de 'chicote' dos ocupantes.

Foram estudados 84.338 pares de motoristas e passageiros no assento da frente com idade >18 anos envolvidos em acidentes de trânsito com carros de passageiros na Espanha entre 2000 e 2004. Os riscos relativos foram calculados com o modelo de Poisson. O risco de morte associado com a gravidade da batida para os motoristas foi levemente maior para os homens (RR 1,18) e diminuiu com a idade (RR 0,993 por ano). Entretanto, o risco de morte dependente do efeito chicote aumentou com a idade (RR 1,028 por ano), especialmente entre ocupantes sem cinto de segurança (RR 4,02).

A conclusão da pesquisa mostrou que a associação entre idade, sexo e uso de cinto de segurança entre motoristas envolvidos em acidentes depende fundamentalmente do componente de risco considerado: gravidade da batida e energia cinética do ocupante.

O estudo foi publicado no periódico International Journal of Epidemiology.

Fonte: International Journal of Epidemiology. Volume 38, Issue 4, 2009. Pages 1128-1134

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários