Notícias de saúde
05 de outubro de 2009 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores espanhóis avaliou componentes teóricos da associação entre idade, sexo e uso de cinto de segurança em motoristas envolvidos em acidentes automobilísticos: gravidade intrínseca do acidente e o efeito cinético de 'chicote' dos ocupantes.
Foram estudados 84.338 pares de motoristas e passageiros no assento da frente com idade >18 anos envolvidos em acidentes de trânsito com carros de passageiros na Espanha entre 2000 e 2004. Os riscos relativos foram calculados com o modelo de Poisson. O risco de morte associado com a gravidade da batida para os motoristas foi levemente maior para os homens (RR 1,18) e diminuiu com a idade (RR 0,993 por ano). Entretanto, o risco de morte dependente do efeito chicote aumentou com a idade (RR 1,028 por ano), especialmente entre ocupantes sem cinto de segurança (RR 4,02).
A conclusão da pesquisa mostrou que a associação entre idade, sexo e uso de cinto de segurança entre motoristas envolvidos em acidentes depende fundamentalmente do componente de risco considerado: gravidade da batida e energia cinética do ocupante.
O estudo foi publicado no periódico International Journal of Epidemiology.
Fonte: International Journal of Epidemiology. Volume 38, Issue 4, 2009. Pages 1128-1134
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
Veja também