Notícias de saúde

Atividades físicas podem ajudar a prevenir câncer no estômago e esôfago

12 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). A prática de atividades físicas pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento de câncer no estômago e no esôfago, segundo estudo publicado na edição de fevereiro da revista American Journal of Preventive Medicine. De acordo com os pesquisadores, “as atividades físicas podem cumprir um papel na prevenção de adenocarcinomas do trato gastrointestinal superior”.

Acompanhando, por oito anos, mais e 487 mil americanos, os pesquisadores registraram 523 casos de carcinoma no esôfago e 642 de carcinoma gástrico. E os maiores níveis de atividade física foram associados a uma redução nos riscos de desenvolver esses tipos de câncer.

Os resultados indicaram uma associação inversa mais forte entre as atividades físicas e o adenocarcinoma gástrico não-cardia – os voluntários mais ativos tinham 38% menor risco de ter esse câncer, comparados com os menos ativos ou sedentários. E a relação era menos significativa, embora também evidente, para adenocarcinoma gástrico cárdia (17% menor risco para os mais ativos) e para o adenocarcinoma de esôfago (25%). Por outro lado, não houve relação entre os exercícios e o câncer de células escamosas.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine. Fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários