Notícias de saúde

Apnéia do sono pode ser um fator de risco para disfunção erétil?

11 de setembro de 2008 (Bibliomed). Uma revisão de estudos publicada na edição de setembro da revista “Sleep and Breathing” sugere uma associação entre a disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, e a apnéia obstrutiva do sono – síndrome caracterizada pela interrupção da respiração por mais de 10 segundos durante o sono.

De acordo com especialistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, “a disfunção erétil é uma entidade bem conhecida com determinados fatores de risco, que geralmente tem um impacto negativo na qualidade de vida”. E, para eles, os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono estariam entre os possíveis fatores de risco para disfunção erétil.  

Avaliando a literatura científica sobre o assunto, os pesquisadores observaram que há indícios de que esses distúrbios respiratórios induzem uma série de anormalidades na regulação neural, hormonal e vascular que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de ereção.

Os autores destacam que, apesar de mais estudos serem necessários para confirmação, diversos casos e as opiniões de especialistas têm contribuído para evidenciar uma relação causal entre a apnéia e a disfunção erétil.

Com as análises, os pesquisadores concluíram que o tratamento do problema respiratório pode ajudar a combater a disfunção erétil. Assim, seria recomendado que os pacientes com esse problema sexual fossem avaliados quanto à qualidade do sono.

Fonte: Sleep and Breathing. 03 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários