Notícias de saúde

Surdez e aparelhos de MP3: a responsabilidade de pais, médicos e fabricantes

04 de abril de 2008 (Bibliomed). Os avanços na tecnologia digital de players de música portátil têm permitido ouvir músicas em volumes crescentes sem distorção dos sons. Fones de ouvido modernos evitam os escapes de som e de outras perturbações no ambiente. A popularidade dos MP3 players entre os adolescentes de todo o mundo leva a alienar milhões de pessoas em relação ao ambiente que as cercam.

Prejuízos à audição decorrem do uso de iPods e de outros aparelhos para escutar música, mas isso não é motivo para que os adolescentes deixem de escutar seus arquivos musicais em volumes muito altos, segundo um novo estudo. A pesquisa, realizada na Universidade de Rotterdam, na Holanda, avaliou até que ponto ocorre prejuízo auditivo em adolescentes, decorrente de escutarem músicas altas.

No estudo, publicado na revista Journal of Pediatrics de Março de 2008, dos 73 estudantes que participantes, poucos disseram que seus pais os haviam advertido sobre o risco de que usar um volume muito alto poderia causar danos à audição.

Entretanto, segundo os autores do estudo, os adolescentes estão de uma maneira geral, informados dos riscos para sua audição de ouvir as músicas em volumes máximos, porém negaram sofrer riscos pessoais. A maioria acredita ter uma "baixa vulnerabilidade pessoal" às perdas auditivas.

Em suas conclusões, os pesquisadores informam que os médicos que atendem a adolescentes devem ser informados sobre os perigos da perda de audição causada pelos players de música digital, e deveriam compartilhar sua filosofia de saúde preventiva com os pais e com os jovens. Concluem ainda que, em sua opinião, os fabricantes destes players deveriam incluir neles inovações técnicas para regulagem do volume, e minimizar as conseqüências para a audição do uso constante dos aparelhos.

Fonte: The Journal of Pediatrics. Volume 152, Issue 3, Page A1 (March 2008)

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários