Notícias de saúde

Apnéia do sono é risco para quem dirige

14 de janeiro de 2008 (Bibliomed). Uma noite bem dormida é sempre revigorante. Permite o restabelecimento não somente da energia, mas o descanso da mente e do corpo. Já o contrário pode ser muito danoso à saúde, influenciando no estado de humor, nas próprias defesas do organismo e na memória. Não somente isso pode ser um riso para acidentes de trânsito.

Esse fato foi constatado por pesquisadores canadenses da Universidade de Western Ontário em uma publicação feita no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. A pesquisa avaliou os impactos da apnéia do sono sobre acidentes de trânsito.

De acordo com os investigadores, pessoas que sofrem de apnéia do sono estão sobre grande risco de sofrerem acidentes enquanto estão dirigindo. Segundo eles, apesar dos registros não serem tão elevados, os riscos são evidentes, em especial para aqueles que dirigem veículos comerciais.

Por serem poucos os casos de acidentes registrados em decorrência da apnéia do sono, não há como proibir alguém que a tenha de dirigir. Entretanto, os especialistas alertam sobre os perigos e sugerem que operadores de máquinas e veículos comerciais sejam tratados antes de desempenhar essas funções. Medidas educacionais para a promoção da detecção e precoce e tratamento efetivo são os melhores recursos a serem realizados a fim de minimizar os riscos.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine 2007; 176: 954 – 956.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários