Notícias de saúde

Mel pode tratar até queimaduras

03 de dezembro de 2007 (Bibliomed). O mel é conhecido desde a Antigüidade como um produto especial, com propriedades curativas e não somente alimentares. Existem registros inclusive de seu uso em pinturas rupestres e em manuscritos da Grécia, Roma e Egito antigo. Mesmo com o passar dos tempos, esse alimento permanece na cultura popular, em diversas partes do mundo.

Além de suas propriedades adoçantes, o mel é considerado um alimento rico em energia e em substâncias consideradas como cicatrizantes, permitindo um equilíbrio biológico adequado de nosso organismo. Seu uso na prática médica é chamado de apiterapia, e tem sido abordado em estudos publicados por todo o mundo. Na Alemanha, por exemplo, ele já foi adotado na prática de saúde pública.

Interessado pelo assunto, o International Journal of Clinical Practice, na edição de outubro deste ano, lançou um artigo sobre a prática medicinal do mel. De acordo com pesquisadores do Victoria Hospital, no Reino Unido, o mel apresenta propriedades incríveis no tratamento de doenças como, por exemplo, as gastrintestinais e até mesmo oculares.

Segundo os investigadores, o mel pode auxiliar na cicatrização e tem sido utilizado no tratamento de queimaduras. Além disso, tem sido usado na prevenção de infecções em feridas abertas. Até mesmo em práticas cirúrgicas, o mel vem sendo aplicado, como na prevenção de implantação de células cancerígenas, durante a cirurgia por via laparoscópica. Em doenças periodontais, como a gengivite, o mel tem se apresentado como um excepcional recurso terapêutico e vem sendo recomendado por médicos e dentistas.

Pesquisas estão sendo elaboradas para definir maiores propriedades do mel, visando expandir ainda mais o seu uso. Mas artigos sobre o tema deverão ser publicados em breve.

Fonte: International Journal of Clinical Practice; 61 (10): 1705 – 1707 (October 2007) DOI: 10.1111/j.1742-1241.2007.01417.x

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários