Notícias de saúde

Estudo revela que a alergia poderia proteger contra tumores cerebrais

09 de novembro de 2007 (Bibliomed). Uma publicação feita pela revista médica American Journal of Epidemiology, indica que a alergia pode ser um fator de proteção contra o desenvolvimento de tumores cerebrais.

Essa observação, um tanto inusitada, foi proposta por pesquisadores americanos da Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, a partir de seus estudos sobre glioma e meningioma, tipos diferentes de tumores cerebrais.

O estudo feito pelos investigadores ocorreu em centros especializados da Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suécia e sudoeste da Inglaterra, no período de 2000 a 2004.

Informações sobre a ocorrência de doenças alérgicas, como a asma e o eczema, foram correlacionadas com o desenvolvimento dos tumores cerebrais, selecionados de forma aleatória. Ao todo, foram 1.527 casos de glioma e 1.210 casos de meningioma, que foram comparados com outros 3.309 casos de tumores cerebrais.

De maneira intrigante, os autores da pesquisa notaram que pacientes que tinham algum tipo de alergia, apresentavam um risco menor de desenvolver glioma. Essa redução era ainda maior, se a condição alérgica ocorria no momento do diagnóstico do tumor, com exceção da asma. Já para o meningioma, somente a ocorrência de eczema parece ser um fator de proteção contra o seu surgimento.

A correta relação entre alergia e o desenvolvimento dos tumores cerebrais ainda não foi estabelecida. Devido a isso, novas pesquisas deverão ser estabelecidas para a avaliação dessas condições.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2007; 166 (8): 941 – 950.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários