Notícias de saúde

Alopecia areata – conheça mais sobre este tipo de calvície

22 de outubro de 2007 (Bibliomed). A alopecia areata é uma condição na qual se observa a perda de cabelos ou pêlos, em áreas bem delimitadas no coro cabeludo, ou em diversas partes do corpo. Essas áreas podem se confluir, deixando grandes regiões sem cabelos ou pêlos.

Não se sabe ao certo quais os fatores envolvidos no seu surgimento. Acredita-se que questões genéticas possam estar envolvidas, pois em muitos casos existem situações semelhantes na família. Entretanto, parece que problemas imunológicos e alérgicos também poderiam estar implicados nessa situação.

Em geral, a queda de cabelos e pêlos, observada na alopecia areata, desenvolve-se sem outros sintomas. Alguns pacientes, entretanto, queixam-se de uma sensação de coceira ou ardência, antes do surgimento das áreas de calvície. Em alguns casos também se observam alterações nas unhas. Nem sempre a perda dos cabelos e pêlos ocorre bruscamente. Às vezes, nota-se uma queda gradual, com recuperação parcial ou até total do pêlo ou cabelo perdido. Pode-se observar também a queda em um local e posterior crescimento em outros pontos.

Segundo os pesquisadores, muitas estratégias medicamentosas estão sendo desenvolvidas para solucionar esse problema. Um dos métodos empregados é a aplicação local de injeções com corticosteróides nas áreas afetadas. Outras terapias seriam as aplicações tópicas de Minoxidil – um medicamento para a hipertensão, mas capaz de promover o crescimento de pêlos – e o creme de antralina.

Novos métodos mais sofisticados, também estão sendo testados, principalmente quando há uma grande perda de cabelos e pêlos. Entretanto, os resultados são variáveis e, por enquanto, estão apenas em fase de pesquisa.

Na edição de setembro-outubro deste ano, a revista médica European Journal of Dermatology traz um artigo produzido por pesquisadores da Universidade de Drexel, na Filadélfia – Estados Unidos, fazendo uma revisão sobre o quadro da alopecia areata.

Fonte: European Journal of Dermatology; 17 (5): 367 – 374 (September – October 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários