Notícias de saúde

Obesidade pode proteger idosos contra a tuberculose pulmonar

23 de julho de 2007 (Bibliomed). A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge predominantemente os pulmões. É causada por uma bactéria denominada bacilo de Koch, a qual atinge as vias respiratórias inferiores, pela aspiração de micropartículas contaminadas, expectoradas junto com a tosse dos indivíduos doentes. Houve um aumento recente da incidência mundial de tuberculose, sobretudo associada à epidemia de AIDS.

Sabe-se que a subnutrição constitui fator de risco para o surgimento da tuberculose, porém poucos estudos abordam a relação do excesso de peso, com esta enfermidade infecciosa. Um grupo de investigadores desenvolveu uma pesquisa, publicada na revista Archives of Internal Medicine, em 2007, na qual analisaram se a obesidade altera o risco de ocorrência da tuberculose.

Foram incluídos na pesquisa 42.116 idosos, com idade maior ou igual a 65 anos. Os resultados apresentados demonstraram que os indivíduos obesos, ou com sobrepeso, cursaram com menor risco de desenvolver quadro de tuberculose ativa, em comparação as pessoas com peso adequado. Esta relação foi estatisticamente significativa para a tuberculose pulmonar, não sendo encontrados resultados semelhantes para a forma extrapulmonar da doença.

Dessa forma, os autores concluem que a obesidade funciona como fator de proteção, contra as formas pulmonares de tuberculose ativa, em indivíduos idosos.

Fonte: Arch Intern Med. 2007; 167 (12): 1297 – 1304 (June 25).

  • Leia mais e comente no Blog de Boa Saúde: Obesidade pode proteger idosos contra tuberculose pulmonar
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários