Notícias de saúde

Sonambulismo associado a sexomania

25 de junho de 2007 (Bibliomed). Os distúrbios do sono são potencias causadores de transtornos psicossociais. Um exemplo disso é o cansaço durante o dia, o desenvolvimento de estresse, a agressividade, a falta de concentração e de memória. Um outro problema, relatado por indivíduos que sofrem dessas desordens, é o comportamento sexual inapropriado durante o sono ou mesmo nos período de vigília.

A revista Sleep publicou os resultados de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, a respeito da relação entre problemas do sono e distúrbios sexuais.

Os autores consideraram como atividades sexuais inadequadas, durante o sono, a sexomania (uma espécie de parasonia, que engloba o sonambulismo, falar enquanto dorme, o terror noturno, entre outros) ou o sono sexual – os quais incluem desde a realização de masturbação, para produzir vantagens sexuais com um parceiro.

Um exemplo de distúrbio do sono, com alteração da atividade sexual, é a síndrome de Kleine – Levin, na qual o indivíduo dorme de 16 a 24 horas e acorda com um comportamento desinibido e extremamente hipersexual. Entretanto, segundo os pesquisadores, todos os tipos de desordens do sono podem ocasionar um risco aumentado de comportamentos sexuais inapropriados. Esse fato é de suma importância, pois essas pessoas devem ser tratadas como portadoras de distúrbios do sono, e não como sexualmente pervertidos.

De acordo como os autores, tanto as parasonias quanto a síndrome de Kleine – Levin, são desordens comuns, associadas a comportamentos sexuais anormais. Muitos casais não dão importância a este tipo de alteração de comportamento, podendo passar toda uma vida sem que essa queixa chegue até o profissional de saúde.

Fonte: Sleep 2007; 30 (6): 63 - 702

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários